Cidadania italiana: quanto tempo demora para obter?

cidadania italiana

Ao considerar solicitar a tão desejada cidadania italiana, você já se perguntou quanto tempo leva todo esse processo? Saber o tempo de duração para a obtenção da cidadania é um aspecto crucial para um planejamento adequado.

Navegar pelo complexo sistema de burocracia italiana pode ser desafiador e é vital entender cada passo e quanto tempo pode demorar para preparar adequadamente as expectativas e evitar frustrações e atrasos desnecessários.

Neste artigo, iremos desvendar todas as incógnitas e fornecer uma visão clara de quanto tempo se deve esperar para adquirir a sua cidadania italiana. Vamos descomplicar juntos este intrigante quebra-cabeça burocrático.

Tempo de obtenção da cidadania por vias diferentes

Dependendo da via em que você for solicitar sua cidadania italiana, o tempo pode variar bastante. Existem várias maneiras de adquirir a cidadania italiana e cada uma delas tem um período de tempo específico. Vamos observar mais de perto algumas dessas vias:

  • Cidadania por casamento: Se você é casado(a) com um(a) cidadão(ã) italiano(a), você deverá estar casado por pelo menos três anos antes de se qualificar. No entanto, se vocês têm filhos em comum, o tempo é reduzido para um ano.
  • Cidadania por residência: Para estrangeiros que vivem na Itália, a cidadania pode ser solicitada após 10 anos de residência. É uma opção longa, mas para aqueles que amam a vida na Itália, este pode ser um caminho direto para a cidadania.

Esses são exemplos de vias de obtenção da cidadania italiana. Lembre-se de que cada caso é único e o tempo pode variar devido a uma série de fatores, incluindo o tempo que leva para processar a papelada necessária.

Sempre é aconselhável procurar aconselhamento personalizado para entender melhor o tempo que pode levar em seu caso específico.

Termos de redução do tempo da cidadania por residência

É importante frisar que, embora o período pré-determinado de residência na Itália para a naturalização de estrangeiros seja de 10 anos, existem circunstâncias específicas em que esse tempo pode ser reduzido. Alguns dos termos de redução desse prazo incluem:

  1. Reduzido para 7 anos: Para pessoas adotadas por cidadãos italianos antes do ano de 1983;
  2. Reduzido para 5 anos: Adotados por italianos após os 18 anos, refugiados, apátridas ou prestadores de serviços;
  3. Reduzido para 4 anos: Cidadãos que morem na Itália e sejam nascidos em países europeus; ou
  4. Reduzido para 3 anos: Pessoas que sejam descendentes de italianos até 2° grau ou nascidos na Itália.

Vale ressaltar que esses termos de redução são direcionados para casos específicos. Para saber se você se encaixa em algum deles, é aconselhável procurar consultoria jurídica ou orientação de um profissional especializado em imigração.

Assim poderá entender melhor quais são os passos necessários para a naturalização italiana e de que maneira acelerá-la.

Tempo de espera da obtenção da cidadania no Brasil

Além do tempo variável de acordo com o método escolhido para obter a cidadania italiana, é necessário estar ciente do tempo de espera para solicitar a cidadania no Brasil.

Portanto, de modo geral, o período de tempo para obtenção da cidadania não se limita apenas ao processo na Itália. Na verdade, o processo completo deve considerar também o tempo necessário para formalizar esta solicitação no Brasil.

Ao preparar o pedido da cidadania italiana no Brasil, é imprescindível que você consulte o consulado da sua região no Brasil para obter as estimativas corretas dessa etapa. Isso porque a agenda de cada consulado pode variar significativamente.

Mesmo que seja difícil precisar um tempo médio, já que cada caso tem suas peculiaridades, sabemos que o tempo de espera no Brasil é consideravelmente longo. Em casos mais simples, aproximadamente 2 anos, mas pode se estender por 12 anos em casos complexos.

Portanto, é essencial que você esteja preparado para essa realidade, que se deve às burocracias e demandas dos consulados.

É importante buscar orientação especializada para que todo o processo seja feito corretamente, evitando possíveis atrasos e otimizando o tempo de obtenção da cidadania italiana.

Tempo do processo de obtenção da cidadania na Itália

Porém, caso você opte pela solicitação da cidadania na Itália, feita por via administrativa através do Comune, tenha em mente que o processo pode demorar de 3 a 6 meses para ser concluído.

O Comune é o equivalente italiano aos municípios e são eles que processam os pedidos de cidadania quando feitos na Itália. É essencial salientar que, mesmo com essa estimativa de tempo, é preciso consultar previamente o Comune responsável para ter uma noção mais exata sobre a duração do processo.

Essa recomendação é especialmente relevante, pois o visto de turista permitido para permanecer na Itália tem uma duração de apenas 90 dias, e você provavelmente precisará dele para viajar até o país para a solicitação da cidadania.

De fato, o processo de obtenção da cidadania na Itália pode variar extensamente dependendo de fatores como a especificidade do caso, a demanda no Comune e outros fatores. Dessa forma, embora o tempo médio seja de 3 a 6 meses para vias administrativas, é possível que demore mais tempo.

É sempre aconselhável que, antes de tomar a decisão de iniciar o processo de cidadania na Itália, todas as informações sejam checadas e que haja total compreensão da duração e complexidade do processo.

Além disso, é preciso estar preparado para qualquer eventualidade, como a necessidade de prorrogar a estadia na Itália para além do prazo previsto inicialmente.

Tempo de conclusão do processo de obter a cidadania

Portanto, pode-se concluir que o tempo de conclusão do processo para obter a cidadania italiana, passando por todas as etapas de forma cuidadosa e sem contratempos, pode levar de 2 a 3 anos.

Contudo, é fundamental destacar a importância de contar com o auxílio de profissionais especializados, pois eles podem orientar e assegurar que todo o processo ocorra de maneira ágil e sem atrasos desnecessários, garantindo assim a eficiência e rapidez na obtenção de sua cidadania.

É um caminho longo, mas com o auxílio certo, pode se tornar menos complexo. Está pronto para dar esse passo importante?

Entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e obtenha mais informações sobre todo o processo de obtenção da cidadania italiana. Estamos à disposição para ajudá-lo nessa jornada!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Letícia Portela

Letícia Portela

Advogada

Deixe seu comentário

Nossas redes sociais

Você pode gostar também

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações e muito mais!

Postagens relacionadas

cidadania

Quantas cidadanias uma pessoa pode ter?

Navegando pelo intrincado mundo das cidadanias, surge a curiosa indagação: quantas cidadanias uma pessoa pode realmente possuir? A resposta a essa pergunta vai além de