Vick é filha de mãe italiana e pai brasileiro. Residente em São Paulo, Vick só conhece as terras brasileiras, sem nunca ter nem pisado em território italiano e nem conhecido a outra parte que compõe a sua origem.
Agora maior de idade e cheia de vontade para viver, Vick não vê a hora de começar uma nova etapa em sua vida: se mudar para a Itália e começar a viver lá. Com um sonho na cabeça e força de vontade nas mãos, ela busca meios de conseguir agilizar tudo isso.
O que Vick ainda não sabe é que a sua cidadania italiana pode ser facilmente conquistada pela via materna. Mas como isso funciona? É isso que veremos aqui hoje.
Afinal, o que é a cidadania italiana?
A cidadania italiana é o direito de ter a nacionalidade italiana e todos os direitos e deveres que a acompanham. É possível obter esse direito de várias maneiras, como por meio de herança, casamento ou residência, além da maternidade.
A conquista da cidadania italiana oferece aos cidadãos acesso a vários benefícios, como a possibilidade de trabalhar e viver livremente na Itália, votar nas eleições italianas e ter acesso a serviços de saúde e educação gratuitos, oficializando sua vida por lá.
Ainda, a cidadania italiana também proporciona acesso a vários benefícios em outros países da União Europeia, como a possibilidade de viajar livremente. Assim, você garante a possibilidade de transitar em outras partes do mundo com passe livre.
Por essas e outras, a cidadania italiana é uma das mais desejadas do mundo. Além do básico proporcionado, a forma para conquistar esse direito está cada vez mais simples, como por meio da maternidade. Mas como isso é possível?
Como a maternidade pode ajudar a garantir a cidadania italiana?
A maternidade é uma das formas mais antigas de garantir a cidadania italiana. Desde o século XIX, a Itália tem adotado essa possibilidade como meio de garantir aos cidadãos o direito de conquistarem a cidadania italiana via materna.
A lei italiana estabelece que qualquer criança nascida de pais italianos é automaticamente considerada cidadã no país. Isso é fácil de identificar, afinal, envolve o critério sanguíneo de naturalidade, padrão na maior parte dos países.
Mas, além desse padrão, a lei italiana estabelece que qualquer criança nascida de pais estrangeiros, desde que um deles seja cidadão italiano, também será considerada cidadã no país e digna de conquistar todos os direitos a ela inerentes.
Assim, a cidadania italiana via materna fica fácil de ser compreendida. Basta olhar o caso da Vick do nosso exemplo. Se no seu caso, a ascendência italiana vem por parte da mãe, a sua cidadania italiana será conquistada pela via materna.
Nesse sentido, a maternidade atua diretamente no processo e ajuda a garantir a cidadania italiana para aqueles que não nasceram na Itália. Se o parente italiano for uma mãe, ela pode ajudar a garantir a cidadania italiana para o estrangeiro.
Essas possibilidades ampliam os meios para conquistar a cidadania italiana e deixa o processo muito mais simples, afinal, o critério sanguíneo amplia as suas chances e garante que com a comprovação certa, seu sonho se torne possível!
Como funciona o processo de aplicação da cidadania italiana via materna?
Se você, assim como Vick, é descendente de mãe italiana, pode se qualificar para obter a cidadania italiana via materna. O processo de aplicação para a obter essa conquista pode ser complicado, mas é possível com a orientação e o suporte certo.
O primeiro passo para obter a cidadania italiana via materna é encontrar documentos que comprovem a sua ascendência italiana. Certidões de nascimento, casamento, óbito, documentos de imigração, tudo que comprove a sua ligação com a Itália.
Depois de reunir todos os documentos necessários, você precisará preencher um formulário de aplicação para a cidadania italiana. Esse formulário deve ser preenchido em italiano e deve conter informações detalhadas sobre a sua ascendência italiana.
Uma vez que o formulário de aplicação for preenchido, você precisará enviá-lo para o Consulado Italiano mais próximo. O Consulado verificará os documentos apresentados, a veracidade e, se tudo estiver em ordem, emitirá um certificado de cidadania italiana.
Depois de ter o seu certificado em mãos, você pode usá-lo para obter documentos de identidade italianos, como passaportes e carteiras de motorista. Você também pode usar o certificado para obter direitos, como acesso a serviços de saúde e educação gratuitos.
Cidadania Italiana com Letícia Portela: a fonte certa para conquistar o seu objetivo!
Conquistar a cidadania italiana via materna é uma das melhores possibilidades de realizar seu sonho. Ao identificar e reconhecer a sua ascendência italiana, basta iniciar o processo de solicitação e garantir que em pouco tempo, seu objetivo será alcançado.
Todavia, esse processo é burocrático e precisa da orientação e acompanhamento necessário para evitar quaisquer erros e devolução do pedido solicitado. Mas fique tranquilo, pois com a Dra. Letícia Portela, tudo fica mais simples e rápido!
Advogada especialista em direito internacional, Letícia Portela atua diretamente com a conquista da cidadania italiana de seus clientes, acompanhando todo o processo e orientando desde a reunião dos documentos, organização e emissão do certificado.
Diferente de plataformas como a Cidadania4u e a Rotunno Cidadania, que atuam de forma robotizada, sem personalização de cada caso, demora para dar um retorno e burocracia para cumprir os passos, a Dra. Letícia garante celeridade e dedicação.