Custo de vida nos Estados Unidos: principais despesas

custo de vida nos eua

Nos últimos anos, tem se tornado um sonho crescente para muitos brasileiros mudar-se para os Estados Unidos, em busca de melhores oportunidades de trabalho e uma vida mais confortável.

De acordo com um estudo do Pew Research Center, entre 2007 e 2017, houve um aumento de 31% no número de imigrantes brasileiros nos EUA.

Tudo isso soma-se ao sonho do Green Card – documento que concede a permissão de moradia e trabalho permanente nos EUA – despertando o fascínio de milhares de brasileiros.

Entretanto, para tornar esse sonho em realidade, é preciso entender mais a fundo o custo de vida nos EUA, já que a questão financeira é sem dúvida um dos fatores que mais tem peso em qualquer migração.

O que você precisa saber sobre o custo de vida nos Estados Unidos

Bia tem um único sonho desde adolescente: se mudar para os EUA. Fã número um dos filmes que mostram a vida por lá, ela sonha em fazer seu ensino médio e cursar faculdade em território americano.

Mas, para isso, Bia sabe que precisa se planejar bem, acima de tudo financeiramente, a fim de evitar problemas em relação ao custo de vida e ter a garantia que não passará dificuldades lá.

Entendendo o custo de vida nos EUA

O custo de vida nos Estados Unidos pode variar drasticamente dependendo do estado e da cidade escolhidos para morar. Afinal, cada ente federado possui independência e regras próprias.

Gastos fundamentais como moradia, alimentação, serviços de saúde, transporte e educação são, em geral, consideravelmente mais altos em comparação ao Brasil.

Variação entre os entes federados

Em grandes cidades como Nova York e São Francisco, por exemplo, o custo de vida pode ser bastante elevado, principalmente relacionado à habitação.

Entretanto, também existem alguns lugares, geralmente no interior do país, onde o custo de vida é mais acessível. Ainda, é necessário levar em conta as taxas de impostos e os salários que também variam significativamente entre as diferentes regiões.

Porque o brasileiro quer se mudar para os EUA? - Rana Express

Quais são as principais despesas nos Estados Unidos?

As principais despesas nos Estados Unidos recaem habitualmente sobre moradia, alimentação, saúde, transporte e educação. Moradia costuma ser a maior despesa, com valores variando dependendo se você aluga ou possui uma casa e onde está situada.

Os custos com alimentação também podem variar, mas normalmente representam uma parcela significativa no orçamento familiar. A saúde no país é predominantemente privada, tornando os cuidados médicos e seguros de saúde um custo significativo.

O transporte, seja a propriedade do automóvel ou o uso de veículos públicos, representa outra despesa importante, assim como a educação, em que as taxas de matrícula especialmente para a educação superior podem ser bastante altas.

Como o custo de vida nos Estados Unidos se compara a outros países?

Em comparação com outros países, o custo de vida nos Estados Unidos pode ser consideravelmente alto, principalmente em regiões metropolitanas costeiras como Nova York ou São Francisco.

Esses altos custos são reflexo de diversos fatores como salários médios mais altos, custo de serviços de saúde, educação e moradia.

Porém, quando comparado a outros países desenvolvidos, a relação salário-custo pode ser similar ou até mais favorável dependendo do setor ou da região.

Em contrapartida, em relação a países em desenvolvimento ou com economias emergentes, viver nos Estados Unidos pode representar um custo muito mais alto e difícil de manter sem planejamento.

O que você precisa considerar antes de se mudar para os Estados Unidos?

Além de contemplar o custo de vida nos Estados Unidos de forma geral e do lugar escolhido para sua migração, existem outros fatores indispensáveis de serem analisados nessa jornada.

Por exemplo, a obtenção do visto adequado e as exigências de proficiência em língua inglesa devem ser uma prioridade. Mas para além disso, há outras questões a serem consideradas.

Entre elas, estão as:

  • Características climáticas do lugar escolhido;
  • Existência de oportunidades de emprego na sua área de atuação;
  • Qualidade das escolas para quem tem filhos, e, claro;
  • Segurança da região e a existência de recursos de saúde adequados.

É igualmente importante considerar aspectos culturais, como a receptividade da comunidade local a imigrantes, entre outros fatores. Um novo país envolve muito mais do que os gastos e despesas.

Ainda que os filmes retratem tudo de um jeito bem mágico e acolhedor, é preciso conhecer cada detalhe na prática para tornar o seu sonho mais palpável e de fato, perto da realidade lá vivida.

A preparação prévia e o conhecimento sobre o local de destino farão toda a diferença para uma mudança bem-sucedida e claro, afetará no custo de vida e nas despesas que você terá nesse meio.

Trabalhar nos EUA: mantenha seu custo de vida da melhor forma!

Estar bem informado sobre o custo de vida nos EUA é essencial antes de fazer a decisão de se mudar para lá. Afinal, podem variar dependendo da localização, moradia e estilo de vida escolhido.

Não deixe que as assustadoras estimativas de custos desencorajem seus sonhos, mas sim os use como guia para planejar, economizar e encontrar soluções mais econômicas.

Ainda, caso esteja buscando uma maneira mais tranquila e segura de se mudar para os EUA, poderá contar com a Dra. Leticia Portela, que tem vasta experiência no processo de obtenção de vistos por meio da sua atuação em casos de cidadania italiana.

Com um planejamento cuidadoso e profissional ao seu lado, a mudança para o sonhado ‘American Dream’ pode se tornar uma realidade mais viável e segura.

Dê o primeiro passo para realizar o seu sonho de se mudar para fora do país. Reúna todos os documentos necessários e comece a se planejar agora mesmo!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Letícia Portela

Letícia Portela

Advogada

Deixe seu comentário

Nossas redes sociais

Você pode gostar também

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações e muito mais!

Postagens relacionadas

cidadania

Quantas cidadanias uma pessoa pode ter?

Navegando pelo intrincado mundo das cidadanias, surge a curiosa indagação: quantas cidadanias uma pessoa pode realmente possuir? A resposta a essa pergunta vai além de