O processo de concessão da cidadania presencial na Itália

Carol é fascinada em conhecer países e colecionar experiências em cada canto do mundo. Em sua última viagem, Carol decidiu conhecer a Itália e se apaixonou completamente pelo país e sua cultura.

Decidida a largar o Brasil e estabelecer moradia na Itália, Carol está em busca de conquistar a sua cidadania italiana o mais rápido possível, sem deixar de cumprir com nenhuma obrigação e podendo desfrutar dos seus benefícios sem preocupações.

O processo de concessão da cidadania na Itália pode ser feito de forma presencial, atendendo a requisitos e obrigações pré definidas. Mas como esse procedimento funciona? É demorado?

Siga com a gente para descobrir tudo o que precisa saber sobre a aquisição da sua cidadania italiana presencialmente.

O que é o processo de concessão da cidadania na Itália?

O processo de concessão da cidadania italiana é um dos mais antigos e complexos do mundo. A Itália é um país que tem uma história de mais de 3.000 anos e, como tal, tem um processo de concessão de cidadania mais detalhado e com alguns requisitos.

A cidadania italiana é o status de cidadão italiano, que é concedido a qualquer pessoa que tenha ascendência italiana, ou então que possua formas de conquistar esse direito através de outros tipos de vínculo e ligação com o país.

Basicamente, é a legalização para uma pessoa viver na Itália, desfrutando de todos os benefícios oferecidos pelo país, os programas e ações do governo, bem como a capacidade de viajar pela Europa com mais facilidade e de forma livre.

Assim, o processo de concessão da cidadania na Itália é a forma de conquistar esse direito legalmente, cumprindo com as exigências do país e alcançando o status de cidadão italiano, após ter toda a sua documentação analisada e aprovada oficialmente.

Quais são os requisitos para concessão da cidadania na Itália?

O processo de concessão da cidadania italiana é rigoroso, mas é tirado de letra com a orientação certa e a praticidade em sua conquista. O primeiro passo é buscar referências italianas, responsáveis por estabelecer os critérios para conquista da cidadania na Itália.

Estes incluem a prova de ligação com a Itália, como por exemplo, ter ascendentes italianos, ter vivido na Itália por um período de tempo significativo, ou ter trabalhado lá. A cidadania italiana também pode ser obtida pelo casamento, se for o seu caso.

Ainda, você deve provar que tem um conhecimento adequado da língua italiana, uma boa reputação e que é capaz de sustentar-se financeiramente. Essa comprovação se dá por uma série de documentos, que falaremos daqui a pouco.

Uma vez que os critérios são satisfeitos e já estão em suas mãos, você deve passar por um processo de entrevista e análise com autoridades italianas responsáveis pelo processo de obtenção da cidadania e aprovação do seu pedido.

Durante a entrevista, o profissional responsável irá te avaliar para determinar se você satisfaz os critérios para a concessão da cidadania italiana. Se você for aprovado, receberá em poucos tempo um certificado que confirma a sua solicitação.

Quais documentos são necessários para o processo de cidadania na Itália?

Como visto acima, o requerimento de cidadania na Itália pede a apresentação de uma série de documentos. Se você planeja solicitar a cidadania italiana, é importante saber quais são os documentos necessários para o processo.

Primeiro, você precisará apresentar um pedido de cidadania italiana. Este documento deve ser preenchido em italiano e deve incluir informações sobre você, como nome, endereço, data de nascimento, etc. Tenha também uma cópia do seu passaporte.

Da mesma forma, é preciso ter uma cópia da sua certidão de nascimento. Isso pode ser solicitado facilmente no seu país de origem, no caso, o Brasil. Ainda, se for casado, precisará de uma cópia do certificado de seu casamento.

Além disso, você precisará apresentar documentos que comprovem que você tem vínculos com a Itália, como um diploma de um curso realizado, um certificado de trabalho ou se for o caso, ligações de parentesco e familiares com cidadãos italianos.

Por fim, você deve apresentar uma prova de que você tem conhecimento da língua italiana. Pode ser um certificado de um curso de italiano ou um teste de proficiência.

Quanto tempo demora todo o processo?

O tempo de processamento para a concessão da cidadania na Itália depende de vários fatores, basicamente voltados a reunião de todos os documentos necessários, além do tempo para obter cada um deles e conseguir apresentar de uma só vez.

Nesse sentido, o tempo de processamento do seu pedido pode ser ainda maior se houver algum tipo de problema com a documentação. Se, por exemplo, estiver incompleta ou incorreta, o processo pode levar mais tempo para ser concluído.

Em geral, o processo de concessão da cidadania italiana leva entre dois a cinco anos para ser concluído. No entanto, se houver compromisso da sua parte e você ter a parceria ideal para acelerar e garantir bons resultados nesse processo, o tempo voa!

Conquiste a sua cidadania italiana a Dra. com Letícia Portela!

O processo de concessão da cidadania na Itália não é fácil. São muitas informações e requisitos a serem cumpridos, bem como muitas etapas até a sua aprovação final. Contudo, a parceria e a orientação certa acelera o processo e garante a sua segurança.

Com anos de atuação na área, a Dra. Letícia Portela está preparada para te ajudar no seu processo de conquista da sua cidadania italiana. Advogada especializada em direito internacional, Letícia tem toda a formação necessária para te instruir nessa jornada.

Diferente de plataformas como a Cidadania4u e a Terra Nostra, que atuam de um modo robotizado, sem prazo para dar retorno aos seus clientes e com muita burocracia no atendimento, a Dra. Portela cuida do seu processo com dedidação e cuidado próprio.

Entre em contato com a equipe agora mesmo e se torne um cidadão italiano em breve!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Letícia Portela

Letícia Portela

Advogada

Deixe seu comentário

Nossas redes sociais

Você pode gostar também

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações e muito mais!

Postagens relacionadas