Passo a passo para conseguir Cidadania Italiana em 2023

Obter uma dupla cidadania atualmente é o sonho de muitos, principalmente em países de outros continentes, onde se destacam América do Norte e Europa.

A possibilidade de morar em um novo país, receber o salário em uma nova moeda, ou apenas para poder viajar para outros países sem precisar dos temidos vistos são um dos motivos desse desejo pela dupla cidadania.

Dentre as mais procuradas, está a cidadania italiana. Isso acontece pois, quando você consegue a cidadania italiana, você passa a ter o direito de morar, trabalhar e estudar de maneira legal em qualquer país da União Europeia.

Sem mencionar o fato do passaporte italiano ser o segundo passaporte mais poderoso do mundo inteiro. Ou seja, ao adquirir a cidadania italiana, você tem acesso a mais de 180 países, incluindo Japão, Estados Unidos e Canadá.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo para te ajudar a conseguir sua tão sonhada 

cidadania italiana e começar a desfrutar de todos esses benefícios, além de deixar essas mesmas oportunidades para seus filhos!

Quem tem direito à cidadania italiana?

Antes de começarmos, você precisa saber se você tem direito à cidadania italiana. Para descobrir esse primeiro passo é simples, basta você se encaixar em uma das três situações que explicaremos a seguir.

A primeira situação é a cidadania italiana garantida por descendência. Nesse cenário você deve possuir documentos capazes de comprovar que algum de seus antepassados eram de nacionalidade italiana. Nesse caso, não existe um número limitado de gerações, somente comprovar um vínculo familiar direto com seu antepassado e você.

A próxima situação é a cidadania italiana por casamento, ou seja, quando você se casa com um italiano. Caso a cerimônia seja realizada no Brasil, você precisa transcrever o registro civil e ter no mínimo 3 anos de casados ou 1 ano e meio, caso o casal tenha filhos. Vale ressaltar que essa regra vale tanto para casais heteroafetivos como também para casais homoafetivos, desde que casados no civil.

A terceira situação é a cidadania italiana por residência. Nesse contexto, você precisa comprovar que reside no país durante pelo menos 10 anos de forma totalmente legal.

Portanto, certifique-se em qual dessas três situações você se encontra antes de dar início ao processo de concessão da dupla cidadania italiana.

Como conseguir cidadania italiana?

Agora que você já sabe que possui direito à cidadania italiana, te mostraremos outro importante passo: como você irá conquistar a sua dupla cidadania. Existem 3 formas de fazer isso: administrativa no Brasil, administrativa na Itália ou por via judicial na Itália.

A administrativa no Brasil é a maneira com menor custo entre as citadas neste tópico, na qual você deve procurar um consulado italiano mais próximo de você e dar início ao processo.

Entretanto pode demorar em média 10 anos até conseguir sua cidadania italiana. Recomendamos para aqueles que não tem pressa em morar na Itália e não possuem capital para investir nessa cidadania.

A administrativa na Itália é a mais cara delas, pois dessa forma, você deve ir até o país e realizar o processo todo lá. Exige de você domínio sobre a língua e capital para transporte, hospedagem e alimentação por no mínimo 90 dias, tempo médio até a finalização de todo processo.

É recomendada para aqueles que desejam adquirir a cidadania italiana o mais rápido possível e possam arcar com todas essas despesas.

A terceira maneira, cidadania italiana por via judicial, é a mais procurada atualmente, pois mescla rapidez com baixo custo. Por essa razão, dedicamos um tópico inteiro para ela, onde daremos mais informações assim como o passo a passo para obter sua cidadania italiana.

Cidadania italiana via judicial

Como mencionamos, essa é a maneira que mescla agilidade e custos mais acessíveis quando comparada com as outras maneiras de garantir sua cidadania italiana. Isso pois, o processo via judicial demora entre 2 a 3 anos e sai muito mais barato do que ir fisicamente para a Itália por 90 dias.

Primeiramente você deve ir ao consulado italiano mais perto de você e dar entrada em seu processo, garantindo um lugar na fila das solicitações. Logo após, é necessário que você reúna todos os documentos necessários para comprovar o seu direito à cidadania, dependendo diretamente de em qual tipo você se encaixa, ancestralidade, casamento ou moradia.

Em seguida, você deve escolher um advogado italiano que irá representar o seu caso juntamente a justiça da Itália. Nesse passo, agências brasileiras com experiência no mercado podem te auxiliar a fazer esse contato com advogados capazes e responsáveis.

Logo depois envie seus documentos ao advogado para que ele possa dar início ao seu processo em Roma e agendar uma audiência com o juiz. Ocorrendo tudo certo nessa audiência, o advogado iniciará o processo da transcrição de suas certidões.

Após isso, é só aguardar a confirmação de seu advogado, avisando que as certidões estão prontas e pronto, você já estará com sua cidadania italiana e já poderá fazer seu passaporte e desfrutar de todos os seus direitos com sua dupla cidadania.

Dê entrada em sua cidadania italiana ainda hoje!

Conquistar a cidadania italiana é o sonho de muitos brasileiros que pretendem viajar pelo mundo ou construir uma nova vida fora de seu país.

Porém, muitos possuem muitas dúvidas em localizar os documentos, tanto aqui quanto na Itália, montar todo o processo, encontrar um advogado italiano, traduzir documentos, entre outros.

Mas não se desespere. Está com dúvidas e precisa de uma ajudinha para realizar essa conquista? Temos a solução perfeita para você.

Inicie agora o processo para ter sua cidadania italiana com todo o suporte de um time especializado em dupla cidadania, com advogada aqui no Brasil e na Itália prontos para te ajudar em todos os passos do processo.

Não perca essa chance de mudar o seu futuro de uma vez por todas! Tenha sua cidadania italiana e inicie uma nova jornada com sua dupla cidadania.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Letícia Portela

Letícia Portela

Advogada

Deixe seu comentário

Nossas redes sociais

Você pode gostar também

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações e muito mais!

Postagens relacionadas