Por que a certidão negativa de naturalização é necessária?

Paula é uma jovem carioca que ama se aventurar. Crescida na praia e aproveitando desde muito nova esse ambiente, agora em sua vida adulta pretende conhecer novos lugares no mundo e se aventurar por culturas muito diferentes da sua.

Em um dos intercâmbios que realizou, Paula conheceu a Itália. Totalmente admirada por suas terras e pela cultura única do país, Paula tomou a decisão mais importante da sua vida: se mudar para a Itália e começar uma nova vida, muito feliz e realizada por lá.

Durante seu processo de mudança e juntada de documentos necessários, percebeu que um dos requisitos indispensável é a certidão negativa de naturalização (CNN). Sem saber muito sobre o documento, Paula busca mais informações sobre como obter.

Se você assim como ela não sabe o que é a certidão negativa de naturalização e precisa do documento, está no lugar certo. Siga nesta leitura e conheça tudo sobre essa certificação e como adquirir a sua para adiantar o seu processo de mudança.

O que é uma Certidão Negativa de Naturalização?

Documento emitido pelo governo brasileiro, a Certidão Negativa de Naturalização comprova que o cidadão não possui nenhuma pendência em sua naturalização.

A CNN é emitida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e é necessária para a obtenção de alguns documentos, como passaporte e carteira de trabalho. É um documento importante para quem precisa de documentos oficiais para algum processo.

No procedimento para obtenção da cidadania italiana, como é o caso de Paula, é indispensável a reunião de alguns documentos para conquista oficial da cidadania e permanência legalizada na Itália, sendo beneficiária de todos os direitos inerentes.

Quando é necessário apresentar a Certidão Negativa de Naturalização?

A importância do documento é muito clara, principalmente quando se trata da busca pela moradia em outro país, como a Itália. Mas como identificar o momento em que é necessário apresentar a Certidão Negativa de Naturalização?

A resposta é simples: quando o cidadão precisa comprovar sua nacionalidade ou a ausência dela. Serve, por exemplo, quando for obter um passaporte, um visto de estrangeiro ou quando for realizar algum tipo de transação financeira internacional.

Além disso, a Certidão Negativa de Naturalização também pode ser necessária para obter alguns benefícios, como aposentadoria, seguro-desemprego, abertura de empresas, entre outros.

Como solicitar a Certidão Negativa de Naturalização?

Para solicitar a CNN, você deve se dirigir ao Ministério da Justiça e apresentar os seguintes documentos:

– Documento de identidade;

– CPF;

– Comprovante de residência;

– Certidão de nascimento;

– Certidão de casamento, se casado;

– Certidão de óbito, se viúvo;

– Certidão de divórcio, se divorciado.

Após a entrega da documentação, você deverá preencher um formulário de solicitação de Certidão Negativa de Naturalização. O formulário estará disponível no site do Ministério da Justiça.

Após preencher o formulário, você deverá enviá-lo para o Ministério da Justiça, juntamente com os documentos acima mencionados. O órgão então, se estiver tudo certo, emitirá a Certidão Negativa de Naturalização.

Por que a sua apresentação é indispensável no processo de cidadania italiana?

No que diz respeito ao processo de obtenção da sua cidadania italiana, a CNN é necessária para comprovar que o solicitante não tem nenhuma situação pendente com seu país, fator crucial para obter a cidadania italiana corretamente.

O documento é usado para comprovar que o solicitante ainda não foi naturalizado como cidadão italiano, podendo requerer a sua cidadania se os outros requisitos estiverem devidamente preenchidos.

Basicamente, a CNN servirá como um comprovante de que a pessoa está apta para ir atrás da sua cidadania na Itália sem nenhuma pendência com o seu país de origem e também com as regras e diretrizes italianas.

Qual a validade da Certidão Negativa de Naturalização?

Normalmente, a Certidão Negativa de Naturalização é válida por um ano. Isso porque a Justiça Federal pode mudar sua decisão a qualquer momento. Então, no caso de retirada da CNN em território brasileiro, você deve ficar atento a esse prazo.

Se o cidadão for acusado de algum crime ou infração, a Justiça pode alterar a decisão e a certidão pode perder a validade. Por isso, é importante que o cidadão mantenha a certidão atualizada para evitar problemas no futuro.

Por isso, antes de ingressar com o processo de cidadania italiana, verifique se está tudo certo nacionalmente, se não há nenhuma pendência ou questão com o seu nome, de modo que a busca por documentos tanto aqui como na Itália não encontrem obstáculos.

Cidadania Italiana é com Letícia Portela!

A Certidão Negativa de Naturalização pode ser usada para diversas situações que envolve o requerimento de documentos oficiais, mas, principalmente, quando se trata da obtenção da sua cidadania italiana, esse documento é indispensável.

Por falar nesse processo, não é simples nem muito fácil de ser conseguido. Principalmente sem o conhecimento jurídico adequado e um suporte profissional para cuidar do seu processo, obter a cidadania italiana pode ser cada vez mais distante.

Mas com a Dra. Letícia Portela, nenhuma dessas preocupações existem. Advogada especializada em direito internacional e com foco na conquista de cidadanias de forma legalizada e objetiva, adquirir a sua cidadania italiana é simples para a Doutora.

Diferente de outros portais como Cidadania4u e o Terra Nostra, com atendimentos robotizados, sem personalização e demora no retorno, a Cidadania Italiana com Letícia Portela é recorde em conquista do certificado em pouco tempo e com pouco custo.

Entre em contato com a equipe agora mesmo e seja o próximo cidadão italiano!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Letícia Portela

Letícia Portela

Advogada

Deixe seu comentário

Nossas redes sociais

Você pode gostar também

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações e muito mais!

Postagens relacionadas

cidadania

Quantas cidadanias uma pessoa pode ter?

Navegando pelo intrincado mundo das cidadanias, surge a curiosa indagação: quantas cidadanias uma pessoa pode realmente possuir? A resposta a essa pergunta vai além de