Tudo o que você precisa saber para obter um passaporte Italiano

Viajar é uma realização pessoal, o sonho de todo aquele que deseja explorar as maravilhas do mundo e conhecer os limites que vão muito além da própria terra. Você com certeza tem essa vontade também, e quer saber como explorar isso ao máximo e da melhor forma.

Eleito o 4º passaporte mais grandioso pelo ranking estabelecido pela Henley & Partners, o passaporte italiano é extremamente poderoso, afinal, com ele é possível a entrada sem a necessidade de visto em mais de 180 países ao longo do mundo.

Tudo isso é possível através da cidadania italiana, na qual o passaporte italiano ganha força por proporcionar direito de trabalho e estudos na Europa, residência em qualquer país integrante da União Europeia, aposentadoria e várias outras vantagens.

Com isso fica até fácil perceber a importância do passaporte italiano e o que ele proporciona para os cidadãos da Itália. Mas não para por aí. Vem com a gente e descubra todos os detalhes para obter com segurança e praticidade o seu passaporte italiano.

O que é um passaporte italiano?

Toda pessoa ao fazer uma viagem se depara com a necessidade de apresentar seu passaporte para conseguir transitar entre estados ou países de forma legal e segura. Assim como existe o passaporte brasileiro, o passaporte italiano é o correspondente da Itália.

Documento oficial e verificado, o passaporte italiano pode ser solicitado por todo cidadão italiano, seja nato ou naturalizado, desde que a sua cidadania seja devidamente reconhecida.

Quem pode solicitar um passaporte italiano?

Como mencionado, o critério para obtenção do passaporte italiano é a cidadania nesse país. Para o cidadão nato, ou seja, o(a) italiano(a) é um processo natural do seu território. Para os naturalizados, é preciso seguir alguns requisitos.

Você brasileiro que se naturalizou na Itália também tem direito a solicitar o passaporte italiano, mas, para isso, alguns passos são importantes antes da solicitação, emissão e uso. São justamente esses detalhes que vamos te explicar agora.

Quais documentos são necessários para obter um passaporte italiano?

O primeiro passo é a reunião dos documentos necessários para a solicitação e emissão do passaporte italiano, e isso vai variar de acordo com o Consulado. Mas, praticamente o que é solicitado, inclui:

  • Documento de Identificação e cópia;
  • Passaporte brasileiro original, na validade e cópia(se tiver);
  • 2 fotos recentes 3×4;
  • Comprovante de residência, original e recente (-3 meses) e cópia.

Essa é a regra geral para os solicitantes maiores de idade. Para aqueles que ainda não completaram a maioridade, é necessário além disso, apresentar o consentimento de ambos os pais expresso e reconhecido.

Como e onde solicitar um passaporte italiano?

Para solicitar o passaporte italiano você precisa estar com seu processo de cidadania concluído e positivado, além de estar inscrito regularmente no Consulado Italiano. É importante que você esteja com todas suas informações pessoais atualizadas.

Sobre o local, você pode solicitar na Itália, se for residente no país, ou no Brasil, através do agendamento de dia e horário para comparecer ao Consulado Italiano que corresponde a sua jurisdição.

No dia do comparecimento presencial, você pagará a taxa de solicitação do passaporte italiano. É preciso ficar atento ao momento de agendamento, para que não seja em cima da hora e atrapalhe os seus planos com essa nova conquista.

Quanto custa um passaporte italiano?

Independente se a solicitação está sendo feita no Brasil ou na Itália, o valor da taxa a ser paga está em torno de 116€ (R$640,00 atualmente). 

No Brasil o pagamento é aceito no débito, enquanto na Itália o pagamento pode ser feito em duas vezes.

Como saber se o passaporte italiano foi emitido?

Para acompanhar a sua solicitação e ver o andamento da emissão do seu passaporte italiano, é preciso estar cadastrado no AIRE na área responsável pela sua jurisdição.

Estar cadastrado e com os dados atualizados no AIRE é fundamental para solicitar e emitir o passaporte italiano, além de acompanhar toda essa trajetória.

Quanto tempo leva para o passaporte italiano ser emitido?

Após a realização da entrevista no dia agendado no Consulado Italiano, é dado um prazo para entrega do passaporte italiano, claro, se tudo estiver regular e foi cumprido da maneira correta.

O Consulado Italiano na jurisdição de São Paulo costuma entregar o passaporte no mesmo dia, mas isso não é uma regra. A maioria dá um prazo de até 7 dias úteis.

Além do tempo de emissão, outra dúvida é em relação a validade do passaporte italiano. De forma geral, para maiores de idade a validade é de 10 anos, enquanto para menores de 18 anos, é válido durante 5 anos.

Quais são as regras para entrar e sair da Itália com um passaporte italiano?

Após ter toda a sua situação regular e o passaporte italiano em mãos, basta aproveitar tudo o que esse documento tem a oferecer. Com ele é dispensado o visto em vários países e dá a possibilidade de trabalhar, estudar e até se aposentar em terras italianas.

O processo envolve uma série de etapas que, feitas corretamente, permitem ter esse documento com rapidez e segurança. Com a cidadania italiana ativa e legalizada, é possível transformar o sonho de alcançar lugares inimagináveis com o seu passaporte italiano.

Faça o seu passaporte italiano e seja um cidadão sem fronteiras!

Ter dupla nacionalidade é uma vantagem incrível, ainda mais quando o outro país que vai te acolher é a Itália. Com a possibilidade de transitar pela Europa, morar, estudar e trabalhar, além de viajar o mundo sem precisar de visto, atratividade é o que não falta por aqui.

Com a Cidadania Italiana Oficial, direcionada pela Dra. Letícia Portela, advogada especialista quando se trata de se tornar um cidadão italiano e se beneficiar disso, fica muito mais fácil conquistar os seus sonhos e viajar o mundo todo com tranquilidade.

Se tornar um cidadão europeu nunca foi tão fácil, e ter em mãos um dos passaportes mais poderosos do mundo, é o que você precisa para colocar os seus desejos internacionais em ação.

Tornar um desejo realidade não precisa ser tão complicado. Pare de adiar seus planos e colocar seus sonhos em uma gaveta. Mude agora mesmo a sua história e reconheça a sua cidadania italiana para viajar o mundo sem fronteiras!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Letícia Portela

Letícia Portela

Advogada

Deixe seu comentário

Nossas redes sociais

Você pode gostar também

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações e muito mais!

Postagens relacionadas