Vale a pena contratar assessoria para cidadania italiana?

Vale a pena contratar assessoria para cidadania italiana

Ter a cidadania italiana pode mudar sua vida, uma vez que o passaporte italiano é considerado o 2º passaporte mais poderoso do mundo, segundo o ranking global da Passport Index de 2023, dividindo a posição com a Finlândia e Luxemburgo. Isso se deve ao fato dele permitir a entrada de cidadãos italianos em 189 países sem a necessidade de visto de turismo e sem ter que pegar filas na imigração. 

Por esse motivo, é um dos passaportes mais cobiçados e um dos mais difíceis de se retirar. Quem tenta se depara com muita burocracia no processo, longas filas no consulado, muitas dúvidas e falta de tempo. 

Por essas e por outras, algumas pessoas que desejam conseguir a cidadania italiana procuram contratar uma assessoria para ajudar.  Mas será que vale a pena?

Prossiga com a leitura deste artigo para descobrir! Mas antes de responder essa pergunta precisamos entender alguns pontos que envolvem o assunto.

Quais brasileiros podem pedir cidadania italiana?

De acordo com o embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini, existem 30 milhões de brasileiros que podem pedir cidadania italiana por conta de sua descendência, isso corresponde a 15% da população brasileira. 

E quais são os critérios?

Tem direito a cidadania italiana qualquer descendente de italianos sem limite de gerações, ou seja, um tataraneto pode pedir o reconhecimento e conseguir dupla cidadania. 

Entretanto, não é tão simples assim! Há regras italianas  que podem impedir o processo e também é preciso apresentar vários documentos comprobatórios.

Quais são os impedimentos para conseguir cidadania italiana?

Como dito antes existem algumas questões que podem impedir que uma pessoa obtenha cidadania italiana. Confira quais são:

  • Seu ancestral naturalizou-se brasileiro antes de você nascer;
  • Casos de via materna (quando a mãe nasceu antes de 1948 quando houve a promulgação da Constituição Republicana) sem mover ação no Tribunal;
  • Filhos nascidos de pais não casados e que não tem o nome do ancestral em certidão de nascimento;
  • Ancestral que veio da Região de Trento, pois a requisição da cidadania italiana só podia ser feita até 2010.

E as vantagens de ser um cidadão italiano?

Como dissemos antes, o passaporte italiano é um dos mais poderosos do mundo

Com ele é possível trabalhar e estudar legalmente em qualquer país da União Europeia, ter direito a saúde pública italiana, ter aposentadoria na Itália,  morar em qualquer um dos 27 países da União Europeia, transmitir sua cidadania para seus descendentes, facilidade para tirar visto de turismo no EUA e Canadá e de trabalho na Austrália e Nova Zelândia, investir com menos dinheiro nos Estados Unidos e ter qualidade de vida.

Onde posso requerer cidadania italiana?

Existem três formas de requerer a cidadania italiana, ela pode ser feita através dos seguintes processos: 

  1. Via judicial: esta é a opção mais fácil, não é necessário sair do Brasil e leva cerca de 2 anos todo o processo;
  2. Via administrativo presencial: Neste caso é preciso que a pessoa more na Itália e comprove na prefeitura local. É o método mais rápido e a cidadania pode ser aceita após uns 3 meses em que a pessoa já esteja morando no país. Entretanto, é a forma onde acontecem mais fraudes;
  3. Via consular: O requerimento é feito nos consulados italianos. Este é o mais demorado, podendo levar de 6 a 12 anos para ser concluído, o motivo são os 460 mil brasileiros que estão na fila. 

Documentação para requerer a dupla cidadania

É preciso reunir muitos documentos para fazer a requisição da cidadania italiana, estes documentos precisam ser dos antepassados italianos e dos requerentes. São eles:

  • Certidões de nascimento;
  • Certidões de casamento;
  • Certidões de óbito.

Compensa contratar assessoria para cidadania italiana?

A resposta é sim! Na maioria dos casos essa costuma ser a melhor opção, mesmo que haja um custo por este serviço. Entretanto, é uma maior garantia de conseguir a cidadania italiana e usufruir de seus benefícios.

São muitas as vantagens de contar com a ajuda de uma assessoria para requerer a dupla cidadania: otimização de tempo, conhecimento e experiência no processo, relacionamento com o consulado, indicação de tradutores, entre outros.

Qual é o papel e as vantagens de uma assessoria para cidadania italiana?

É provável que você se pergunte qual seria a função da assessoria para cidadania italiana, a verdade é que ela pode desempenhar vários papéis a depender de cada caso. 

A assessoria pode estar presente em todas as etapas do processo, desde a busca por documentos comprobatórios, até a legalização das documentações e reconhecimento da cidadania. Só que com o apoio dela é possível contar com algumas vantagens. 

Análise dos documentos 

Eles irão orientar quais documentos são necessários para o seu caso e vão analisar todos pra não deixar passar nada que possa gerar um indeferimento da sua solicitação

Emissão de documentos

Especialistas no assunto conseguem fazer a emissão dos documentos necessários da maneira correta, além de fazer a busca e a retificação de registros.

Oferecer ou indicar tradutores especializados

No processo muitos documentos precisam ser traduzidos e qualquer erro pode atrasar ou atrapalhar todo o processo. Com uma assessoria você sabe que estará contando com um tradutor juramentado.

Relacionamento com o consulado e órgãos italianos

Eles já sabem quem procurar para cada caso e como lidar em cada situação, possuem mais conhecimento sobre o consulado e os órgãos italianos, além de terem contatos influentes.

Apoio para requerer a cidadania na Itália

Os assessores podem dar suporte na busca por uma moradia, dar dicas de locais para conseguir os documentos necessários no país e orientar como fazer o registro no comune italiano.

Apostilamento

Eles sabem apostilar os documentos de acordo com a convenção da Haia e fazer o envio. 

Como descobrir se uma assessoria é confiável?

Você viu que são muitas as vantagens de contar com uma assessoria na hora de solicitar sua cidadania italiana, mas como saber se ela é confiável?

Para descobrir se a assessoria que você deseja contratar é confiável é preciso pesquisar a reputação da empresa.

Certifique-se pela internet se a empresa existe e se possui profissionais aptos, verifique se eles já possuem processos concluídos que tiveram sucesso, busque por recomendações de clientes antigos, veja com seus conhecidos se já ouviram falar da empresa e agende uma reunião para conhecer melhor o que eles podem te oferecer.

Cuidados na hora da contratação da assessoria para cidadania italiana

É muito importante estar ciente de suas escolhas, ao considerar uma assessoria para cidadania italiana é preciso se assegurar que não terá atrasos e perdas financeiras durante o processo. Por isso, você deve se atentar a alguns pontos:

  • Ter certeza que você tem direito à cidadania italiana antes de procurar uma assessoria;
  • Buscar por assessorias que tenham credibilidade;
  • Verificar sobre a experiência dos profissionais que irão te atender;
  • Pedir uma explicação sobre todas as etapas da solicitação de cidadania e dos procedimentos que serão necessários;
  • Investigar se a assessoria possui causas ganhas;
  • Assinar um contrato de prestação de serviços, mas atento a todos os detalhes, tais como valores, quais serviços estão incluídos, entre outros.

Conte com uma assessoria completa

Faça o pedido da sua cidadania italiana com a assessoria da Cidadania Italiana Oficial, tenha a melhor e mais completa consultoria para conseguir sua dupla cidadania!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on linkedin
LinkedIn
Letícia Portela

Letícia Portela

Advogada

Deixe seu comentário

Nossas redes sociais

Você pode gostar também

Assine nossa Newsletter

Sem spam, notificações apenas sobre novos produtos, atualizações e muito mais!

Postagens relacionadas